DIFERENÇA ENTRE SUPLEMENTOS ALIMENTARES E ESTERÓIDES ANABOLIZANTES (BOMBAS)

Em nossa prática clínica diária ainda há muita desinformação e preconceito em relação às prescrições de suplementos em uma terapia nutricional. Sendo comum um adolescente ir acompanhado da mãe ou do pai em uma consulta de nutrição e na hora da prescrição o pai ou a mãe e em alguns caso o próprio paciente perguntar: “isso não é bomba não ou isso não vai me deixar com voz grossa e cheia de espinhas ou ainda, isso não vai atrapalhar o crescimento???”.

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES (bombas) são drogas fabricadas para substituírem o hormônio masculino testosterona, fabricado pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico) e provocam os efeitos androgênicos; desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pêlos, barba, voz grossa etc. São usados como medicamentos para tratamento de pacientes que não produzem quantidade suficientes de testosterona.

SUPLEMENTOS ALIMENTARES são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes como; carboidratos, proteínas e gorduras, vitaminas, minerais e fibras, que podem estar faltando ou não estão sendo consumidos em quantidades adequadas para potencializar a prática esportiva ou um programa de exercícios.

Sendo assim suplementos alimentares são recursos nutricionais para melhorar a performance, a estética corporal e ainda suprir carências nutricionais, mas não devem ser consumidos sem a orientação de um nutricionista para evitar o desperdício ou sobrecargas que como o passar do tempo ocasionarão danos à saúde.

 

JULIANO ARAÚJO FONSECA

NUTRICIONISTA ESPORTIVO

CRN 2761-DF

3 thoughts on “DIFERENÇA ENTRE SUPLEMENTOS ALIMENTARES E ESTERÓIDES ANABOLIZANTES (BOMBAS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *