BENEFÍCIOS DA PIPOCA PARA NOSSA SAÚDE

Quem nunca comeu um balde de pipoca assistindo filme?

Nunca imaginou que essa delícia teria tantos benefícios para a nossa saúde, mas calma, não vale aquela de cinema cheia de sal e manteiga rs.

A pipoca é um cereal integral natural recomendando pela pirâmide alimentar como parte de uma dieta equilibrada, os cereais integrais estão associados ao auxílio no controle do peso corporal e na redução de doenças crônicas como diabetes e doenças cardiovasculares.

As substâncias protetoras da saúde estão na casca, sim, aquela casquinha que fica grudada nos dentes, pois contém as maiores concentrações de polifenóis e de fibras. Uma porção de pipoca proporciona mais de 70% do consumo diário de grãos integrais. Pensava-se que os benefícios dos grãos inteiros estariam relacionados apenas ao seu alto teor de fibra, mas o consumo de 100 gramas de pipoca por dia pode suprir também 13% do ideal de ingestão diária de polifenóis.

O milho para pipoca também possui vitaminas. As mais abundantes nesse grão são as vitaminas E, B1, B2 e os carotenoides, que é ótima para o sistema imunológico e para os olhos, que ficam blindados contra degeneração macular relacionada à idade, considerados antioxidantes. Além disso, o grão contém minerais, como cálcio, sódio, iodo, ferro, zinco, manganês, cobre, selênio, crômio, cobalto, cádmio e fósforo.

A pipoca também contém grande quantidade de fibras, fazendo com que melhore o funcionamento intestinal tanto na regularidade quanto na consistência e na formação do bolo fecal além de auxiliar no controle dos índices de colesterol; triglicerídeos e da glicemia. Não se esqueça de beber bastante água para a eliminação do bolo fecal!

E os polifenóis, antioxidantes encontrados em grandes concentrações na pipoca, podem desacelerar o processo de envelhecimento, protegendo as células do organismo dos danos causados pelos radicais livres. Além de prevenirem doenças degenerativas, como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.

Tudo de bom não é mesmo? Mas calma não é qualquer pipoca não – ela só terá benefícios se for livre de sal e gordura e de preferência a orgânica.

Então posso comer qualquer horário e principalmente a noite?

Apesar da quantidade de fibras solúveis e insolúveis o índice glicêmico da pipoca é 79, ou seja, índice glicêmico alto. O consumo desse tipo de alimento nesse horário causa o aumento da glicose e suprime a liberação de GH (hormônio do crescimento). Para melhorar a composição corporal (aumentar massa magra e diminuição de massa gorda corporal) é importante ter uma alimentação balanceada, e principalmente a ingestão de alimentos de baixo índice glicêmico.

O melhor horário para se consumir esse alimento, com certeza não será à noite, lógico que de vez em quando não haverá problema,  porém todos os dias não é recomendado se você sonha em um corpo sarada e cheio de gominhos. A tarde trocando por outro carboidrato é uma boa opção de lanche.

DICA:  Utilizar uma porção de milho, eu recomendo no processo de emagrecimento 3 colheres de sopa, em um saquinho como aqueles para pão e vedá-lo na ponta. Depois, deixe por alguns minutos no micro-ondas.

Um ótimo dia a todos vocês!

Beijos da nutri 😉

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