Benefícios do Óleo de Coco

O óleo de coco é um derivado da massa do coco, rico em gorduras saturadas. Em relação à sua produção, o óleo de coco é extraído a frio, pois como todo óleo que passa por processo de hidrogenação, como no caso das margarinas, também é o de coco, se industrializado e muito aquecido, torna-se rico em gorduras trans, que causam oxidação e prejudicam o equilíbrio do perfil lipídico do sangue.

Qual a vantagem na utilização do óleo de coco no preparo dos alimentos?

A vantagem na utilização das gorduras saturadas, como a de coco, é que são as mais resistentes à oxidação e mais estáveis ao calor.

Cerca de 50% da gordura do coco é composta pelo ácido láurico, o seu principal ácido graxo de cadeia média, que, no corpo humano se transforma em monolaurina, um monoglicerídeo capaz de exercer ação ação antibacteriana, antifúngica, antiviral e antiprotozoária.

O óleo é também rico em vitamina E, um grande agente antioxidante. Uma vantagem do óleo de coco é que ele se conserva por longos períodos, sem necessidade de refrigeração ou adição de produtos químicos.

 O óleo de coco é termogênico (acelera a queima de gordura) e é um poderoso antioxidante.

 Evita a prisão de ventre Alimentos gordurosos normalmente auxiliam na digestão, pois a gordura se mistura o bolo alimentar e as fezes, facilitando sua passagem pelo sistema digestivo. Além disso, o ácido láurico e suas propriedades antibacterianas eliminam as bactérias ruins do intestino, favorecendo sua flora intestinal e assim melhorando o funcionamento do órgão.

Ele também exerce efeito no controle do colesterol, alguns estudos mostram a eficiência do óleo de coco no aumento do colesterol bom, o HDL

O maior diferencial do óleo de coco é o tipo de gordura saturada que ele contém: seus ácidos graxos são triglicérides de cadeia média. Eles são metabolizados diretamente no fígado e convertidos em energia, que, caso não seja gasta, não se acumula em forma de gordura.

O ideal é consumir 1 colher de sopa de óleo de coco por dia.

Lembrando, ele é um aliado a dieta!

Utilizar só ele não vai resolver nosso problema

Deita + atividade física = sucesso garantindo.

Beijos da Nutri

Denise Ramos 😉

One thought on “Benefícios do Óleo de Coco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *