Dez promessas de Ano Novo que você deveria fazer

final de ano é marcado pelos excessos na alimentação, mas também por momentos de reflexão, balanço do ano que passou e escolha de novos projetos ou desejos para o novo ano que se inicia.

Entre as promessas mais frequentes estão perder peso e começar a praticar um exercício físico. Para trilhar este caminho, é fundamental escolher metas possíveis, manter o foco e a motivação, evitando desistir durante o processo.

Escolha imagens/fotos de seus desejos ou objetivos para 2016, copie no seu celular/tablet/computador ou imprima e cole em um local para sempre ser lembrado e não perder o foco e a motivação.

Promessas para um estilo de vida saudável:

1 – Reduzir o consumo de sal, açúcares e gorduras: Para reduzir o consumo de sal evite: embutidos, enlatados, defumados, salgadinhos/snacks, sopas ou temperos industrializados, molhos prontos e retire o saleiro da mesa. Reduza a ingestão de doces, sucos industrializados (já adoçados). Diminua o tamanho das porções e aumente a ingestão de frutas

Evite preparações gordurosas (com queijos/creme de leite/ manteiga) ou frituras. Dê preferência a preparações no forno, assadas, grelhadas, no vapor e cozidas.

2 – Não ficar muito tempo sem se alimentar e não pular refeições: A fome aumenta muito quando ficamos muito tempo sem nos alimentar.  Chegamos às refeições querendo comer alimentos que nos dão prazer, mais fáceis para mastigar, mais cremosos e colocamos no prato preparações mais gordurosas e em maior quantidade do que precisamos. Somos menos seletivos e críticos comendo demais.

Comer com regularidade possibilita escolher melhor os alimentos, reduzindo os impulsos e escolhas inadequadas das preparações. Faça de 5 a 6 refeições ao dia.

3 – Não praticar exercício físico em jejum: Ficar em Jejum favorece a perda de massa muscular; o corpo se adapta a estocar gordura e reduz o metabolismo para sobrevivência; diminui a capacidade cognitiva; reduz o estado de alerta; aumenta o risco de fadiga e diminuição da performance.

4 – Evitar as dietas da moda e organizar o seu programa alimentar: Após as festas devemos retomar a rotina de atividade física e o controle alimentar, reorganizar a alimentação, mas sem fazer dietas radicais ou restritivas, pois não conseguimos manter por muito tempo e podem acarretar carências nutricionais e diminuir a energia/performance durante os treinos. Não existe alimento mágico, dieta ou treino milagroso.

5- Substituir alimentos refinados por integrais: Os alimentos integrais preservam a integridade de seus nutrientes, são mais nutritivos do que os refinados, possuindo maior quantidade de fibras, vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais (fósforo, ferro); promovem mais saciedade, contribuem para regularização intestinal e prevenção\ tratamento de doenças (ex: constipação, câncer de intestino, diabetes…)

6 – Organizar a alimentação e criar uma rotina alimentar e prática esportiva: Para manter o peso adequado ou reduzir o peso adquirido no último ano é preciso organização do programa alimentar. A organização vai desde a compra dos alimentos, programação do que vai comer no dia e na semana, ter alimentos disponíveis na bolsa/ mochila/ gaveta. Programe-se para repor seus estoques e mantenha a rotina alimentar e da prática esportiva.

7 – Aumentar o colorido do prato e a variedade alimentar: Quanto maior variedade alimentar maior a diversidade de nutrientes (vitaminas, minerais, fibras), proteção do sistema imunológico, manutenção da saúde e prevenção de doenças

8 – Controlar o ambiente e evitar as tentações: Evite ter alimentos que te causam descontrole ou estimulam a comer demais. Prefira pequenas porções e embalagens menores

9 – Manter os seus objetivos, não perder o foco: Se errou, não resistiu e saiu da dieta, retome o controle e a organização. Não é uma saída da dieta que colocará tudo a perder. A alimentação deve ser acessível, ter variedade, equilíbrio, moderação e prazer para o funcionamento adequado do organismo e manutenção da saúde.

10 – Praticar exercício físico regularmente: Fazer exercício físico não é opção, opção é a escolha da modalidade! Segundo a OMS para promoção da saúde é preciso fazer 150 minutos por semana de exercício físico. Para tratamento da obesidade são necessários 300 minutos semanais (5 horas por semana).

Mexa-se! Fique mais ativo e faça atividade física programada. Escolha atividades que tenha prazer e experimente novas modalidades

Que nossas promessas se concretizem!

Por Cristiane Perroni

One thought on “Dez promessas de Ano Novo que você deveria fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *