DIETA SEM GLÚTEN

1- O que é o glúten?
Glúten é a proteína do trigo (mistrura de duas proteínas: gliadina e gluteína) e é a gliadina que é toxica ao organismo, a cevada e o centeio também!

2- Doença celíaca
A pessoa que tem intolerância ao glúten – não pode comer de maneira alguma esta proteína. O que acontece? As paredes do nosso intestino são revestidas por vilosidades, ou seja pequeno bracinhos que são responsáveis por aumentar a absorção de nutrientes. Quando o glúten chega ao intestino do celíaco, o organismo produz linfócitos (células de defesas) funcionando como anticorpos contra o glúten. Mas esses anticorpors acabam atuando sobre as vilosidades do intestino e inflamam, e não absorvem os nutrientes, provocando deficiências nutricionais graves.

3- Por que pessoas que não são celíacas aderiram a dieta sem glútem para emagrecer?
As pessoas vivem procurando algum método/milagre para emagrecer e retirar o glúten da alimentação é um deles. Tirar glúten não necessariamente resolve, pois você pode não consumí-lo porém pode comer doces, sorvetes, chocolates, frituras, enfim é necessário fazer uma troca inteligente por alimentos menos calórico.

4- Como ajuda a emagrecer?
O glúten está presente no trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Retirando o glúten da alimentação, a carga glicêmica é diminuída, provocando redução na liberação de insulina, que é o hormônio que faz todo o acúmulo de gordura no organismo, e a pessoa começa a baixar peso.

5- A dieta funciona?
Sim, hoje em dia em qualquer loja de produtos naturais existem substituições: como pão de batata, macarrão de arroz, biscoito de arroz enfim tudo que você possa imaginar.

6- Prós
Eu não como alimentos com glúten, senti diferença na pele e diminuição de gordura abdominal, muitas pessoas relatam melhora enxaquecas, TPM

7 – Contras
O glúten está presente em quase tudo: pão, macarrão, bolacha, tudo que utilize farinha de trigo, temperos, condimentos….
-Não pode ser uma dieta da moda, não pode ser usada por periodos curtos, deve ser utilizada pra sempre, uma vez retirado o gluten da dieta, baixado o peso, quando você consumir o glúten novamente vai recuperar o peso perdido. Por isso não é uma dieta que passo para todos os meus pacientes, tem que ter o perfil, pois se não é dinheiro jogado fora.
-Dinheiro: todos os alimentos sem gluten são CARISSIMOS, macarrão de arroz (9,0 500g), Quinoa substituindo a aveia (17,00 apenas 250g) e por aí vai
– TUDO TEM GLÚTEN então é viver olhando o rótulo nutricional pra saber se tem ou não, não adianta não comer pão, mas comer a bolacha a tarde que contem o glúten

RESUMO
A dieta sem glúten funciona apenas para quem tem disciplina, para quem quer gastar um pouquinho a mais na alimentação e está disposto a viver sem o glúten para o resto da vida. Esta dieta não é um milagre e vai fazer você perder 20kg em um mês – é uma reeducação alimentar + atividade física que te trará resultados

One thought on “DIETA SEM GLÚTEN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *