SAIBA TUDO SOBRE OS TERMOGÊNICOS

Para quem deseja acertar os ponteiros com a balança e eliminar os quilinhos extras há, basicamente, dois caminhos: reduzir a energia ingerida, através de controle alimentar, ou aumentar o gasto calórico com exercícios físicos e outras atividades.

Pode parecer estranho, mas comer queima caloria. Para isso é preciso ingerir alimentos ou substâncias que exerçam essa função no organismo. São os chamados termogênicos.

Para quem quer perder peso, a matemática é simples: você precisa gastar mais do que consome. Isso pode ser feito reduzindo a ingestão de alimentos ou aumentando o gasto calórico. Para muitos é bastante difícil conseguir resistir a algumas tentações como um belo bombom de chocolate ou um churrasco com os amigos. Portanto, fica mais fácil gastar mais calorias e para isso você pode precisar da ajuda dos termogênicos.

O que são termogênicos:

Os Termogênicos, também conhecidos como queimadores de gordura, trabalham transformando em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Para isso, eles procuram manter o metabolismo acelerado, promovendo uma queima calórica maior ao longo do dia.

Os termogênicos são substâncias, na maioria alimentos, que ajudam o corpo a consumir energia de forma mais rápida acelerando o metabolismo. É como se você fosse um carro 1.0 sem os termogênicos e 2.0 fazendo uso deles. Você consome mais energia fazendo as mesmas atividades que faz todos os dias. Isso é alcançado através da termogêneses que, nada mais é do que, o aumento da temperatura corporal.

O consumo dos termogênicos não ajuda apenas na perda de peso. Ele consegue oferecer outros benefícios ao organismo que somando-se torna o processo de emagrecimento muito mais eficaz.

Geralmente, as substâncias encontradas nas fórmulas dos termogênicos são a Cafeína, Sinefrina HLC e Yohimbe.

Benefícios dos termogênicos

A ação dos termogênicos é muito rápida. O principal benefício é a queima eficaz da gordura e o consequente emagrecimento. Além disso, o consumo traz outros benefícios como:

  • Redução do apetite;
  • Favorecimento do metabolismo;
  • Mais energia para os treinos melhorando assim a performance;
  • Definição da massa muscular.

Como Tomar os termogênicos:

A indicação é utilizar num intervalo entre 15 e 60 minutos antes da prática do exercício físico. Mas cada marca disponível no mercado tem sua sugestão quanto ao uso. Confira o que indicam as três principais marcas.

Alimentos termogênicos

Podemos citar alguns como: café, chá verde, pimenta, gengibre, canela, óleo de coco.

Suplementos termogênicos

Lipo 6 e Lipo 6 Black:

Falar de termogênicos sem citar o Lipo 6 Black seria impossível. Um dos mais conhecidos e considerado um dos melhores termogênicos do mundo, o Lipo 6 Black oferece muitas vantagens para seus usuários. Apesar de ser considerado uma das versões mais “agressivas” do Lipo 6, o Black vem se mostrando altamente eficiente. Com cafeína e sinefrina em sua composição, deve ser usado com cuidado por pessoas que tenham problemas cardíacos, sempre sob orientação médica.

OxyElite Pro:

Junto com a linha Lipo 6, um dos termogênicos mais consumidos e conhecidos no mundo todo. Em suas versões, que podem ser mais ou menos agressivas, o Oxyelite Pro tem diferenças entre os níveis de cafeína e outros componentes. Em outro artigo aqui no Treino Mestre, nos falamos de cada uma das versões do Oxyelite e qual a mais indicada.

Epiburn:

Outro produto bastante conhecido, o Epiburn oferece várias possibilidades para o usuário. Com uma fórmula exclusiva e com diversos componentes variados, além da já tradicional cafeína, o Epiburn pode ser usado de diversas maneiras, como a ação termogênica para o emagrecimento, ou ainda como os famosos pré-treino, desde que em ciclos com início e fim.

Roxy Lean:

Esta marca, que assim como as anteriores também é importada, conta com cafeína (que está presente em praticamente todas as marcas de termogênicos). Além da cafeína, ele conta também com gelatina, fosfato de cálcio, corantes e demais conservantes.

Super HD Cellucor:

Este termogênico, além da ação de aumentar o metabolismo, ainda tem como potencializador, o efeito combinado da cafeína e da Rhodiola, que juntos, aumentam ainda mais o foco e a disposição para o treinamento. Além disso, existem ainda outros elementos que auxiliam na retirada das células de gordura dos seus depósitos, facilitando a queima destas com o exercício físico. Agora em 2014 durante a premiação do Mr. Olympia, o site Bodybuilding.com, um dos mais renomados sites do mundo, divulgou sua famosa lista anual com os melhores suplementos do mundo. Cuja as votações se baseiam em mais de 3 milhões de usuários.

Therma Pro Hardcore:

O termogênico da integral médica, é o último desta lista e o segundo de fabricação nacional. Com 140 mg de cafeína por cápsula, é um dos mais “leves” desta lista, mas que não tem outros elementos nutricionais adicionais, como carboidratos ou vitaminas.

Ressalva da especialista: termogênico sozinho não faz milagre. Se for utilizado, deve ser dentro de um contexto de vida saudável: com alimentação equilibrada e treinos regulares.

Qualquer produto, por mais natural que seja, apresenta seus efeitos colaterais, recomendações e cuidados. Os efeitos colaterais que os termogênicos podem causar são similares aos dos estimulantes e, geralmente, aumentam quanto maior for a quantidade consumida.

  • Insônia;
  • Dor de cabeça;
  • Enjoo;
  • Arritmia cardíaca;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Agitação;
  • Falta de concentração.

Pessoas que possuem problemas cardíacos, diabéticos, dificuldades para dormir, entre outros, não devem ingerir substâncias termogênicas. O melhor é pedir a orientação de um profissional e fazer exames antes de começar a tomar. Através de exames é possível saber se os  termogênicos realmente são o melhor caminho para que você perca os quilos a mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *