Whey Concentrado, Isolado e Hidrolisado: Qual escolher?

A proteína é um nutriente fundamental não apenas para a construção de músculos, mas para a manutenção de nossas vidas. Elas estão presentes em todos os seres vivos e participam em praticamente todos os processos celulares, desempenhando muitas importantes funções no organismo.

Por isso, a whey protein se tornou um suplemento tão popular! Ela nada mais é que a proteína do leite, e é de fácil e rápida absorção, uma mão na roda no dia a dia. A whey é indicada por nutricionistas não apenas para atletas, mas até para adultos e idosos que precisam de auxilio na reposição muscular – lembrando que é SEMPRE necessário orientação profissional antes de começar a utilizar qualquer suplemento!

Encontramos hoje no mercado 3 tipos de whey protein: concentrado, isolado e hidrolisado. Muitas pessoas ficam na dúvida de qual a diferença entre eles. O que determina o tipo dela, é o seu processo de filtração! O que isso quer dizer?

 

WHEY PROTEIN CONCENTRADO – WPC

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Ela passa por filtragens simples, por isso suas fórmulas geralmente possuem um pouco de gordura e lactose. Sua absorção é mais lenta, pois com este tipo de filtragem a estrutura da proteína se mantém intacta, passando pelo processo natural de digestão. O whey concentrado é fonte de fenilalanina, aminoácido que aumenta a secreção de um hormônio chamado CCK (liberado na corrente sanguínea pelo duodeno), o qual é responsável pela “gostosa” sensação de saciedade após a alimentação.

Ele é o mais acessível dos 3 tipos, por isso geralmente é o que usamos em receitas, pode ser utilizado nas refeições, a fim de aumentar o valor proteico desta, e pode ser interessante para aquelas pessoas que estão buscando ganhar massa muscular, por exemplo.

 

WHEY PROTEIN ISOLADO – WPI

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Este tipo de whey é mais filtrado, por isso apresenta menos gordura e lactose em sua composição. Seu processo de filtração consegue quebrar a estrutura das proteínas, garantindo uma absorção mais rápida da proteína. Por este motivo este tipo de whey é normalmente recomendado para uso no pós treino imediato – aquele que levamos na coqueteleira para a academia, rs -, pois garante o aporte imediato de aminoácidos, estimulando a regeneração muscular. O whey isolado também é fonte de fenilalanina.

 

WHEY PROTEIN HIDROLISADO – WPH

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A whey protein hidrolisada é a que passa pelo processo mais complexo de filtragem, onde as moléculas de proteína do soro do leite são quebradas através de hidrólise, um processo similar ao processo digestivo, disponibilizando aminoácidos, e tornando a digestão e absorção ainda mais rápidas que da whey protein isolada.

A whey 100% hidrolisada pode ser consumida por pessoas com intolerância a lactose e alergia a proteína animal, diferente dos demais tipos, e é um excelente pós treino.

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Lembrando SEMPRE de que na hora que comprar a sua proteína, independentemente do tipo que escolher, procure sempre por uma marca de confiança! Existem muitos produtos sem qualidade que não apresentam no conteúdo o que prometem na embalagem, então busque comprar em uma loja tradicional, marcas de qualidade! O que usamos nas fotos são da SNC – loja de grande nome no mercado da suplementação brasileira – que acaba de lançar marca de suplementos própria! Procure um nutricionista.
Por Roberta Pacheco

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